Trabalho com Grupos
SERVIÇO SOCIAL
FERNANDA MACHADO FALCÃO
ESTUDO DO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO
A EDUCAÇÃO COMO BASE
Uruguaiana
12.09.2013
FERNANDA MACHADO FALCÃO
ESTUDO DO PROCESSO DO ENVELHECIMENTO
A EDUCAÇÃO COMO BASE
Trabalho apresentado ao Curso (Gestão em Políticas Públicas Rede de De Defesa de Direitos) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Monografia.]
Uruguaiana
12.09.2013
1. INTRODUÇÃO
Para iniciarmos nossos estudos façamos uma breve retrospectiva histórica para entendermos importantes modificações ocorridas no processo do trabalho que refletiu na organização familiar das décadas de 1960, 1970.
A partir das mudanças ocorridas com o processo da mundialização do capital, mais tarde chamada globalização, as famílias agora redistribuídas em áreas urbanas as voltas das fábricas passam por um movimento de reestruturação. A família é vista como fonte de apoio informal, e em muitos países aparece como a única alternativa de apoio principalmente para a população idosa. O modelo de produção industrial remete as famílias a uma rotina onde pai, mãe e filhos trabalham cargas horárias intermináveis dentro das fábricas. Dá-se início a um movimento histórico que determinaria em uma modificação estrutural importante. Discutindo a possibilidade de ter ou não filhos.
A nova ordem estrutural trouxe consigo avanços que possibilitaram dar vazão a esta demanda. A descoberta da pílula é marco importante de mudança estrutural na vida das famílias.
O novo modelo familiar que se vislumbra paralelo à reestruturação do período de urbanização (avanços como saneamento básico) bem como os avanços da ciência (melhorias na saúde) foram pilares importantes para o controle da natalidade e uma maior expectativa de vida.
A farmacologia, a tecnologia, estudos e pesquisas