Trabalho Colega Wagner Completo
PORTA LÓGICA NOT, NAND E NOR EM TÉCNOLOGIA TTL
SUMÁRIO
1 – FUNÇÃO LÓGICA OU INVERSA ______________ p.1
3 – FUNÇÃO LÓGICA NAND ____________________ p.2
4 – FUNÇÃO LÓGICA NOR _____________________ p.3
5 – BIBLIOGRAFIA ____________________________ p.4
1 – FUNÇÃO LÓGICA NOT OU INVERSORA
A porta NOT inverte o sinal de entrada (executa a NEGAÇÃO do sinal de entrada), ou seja, se o sinal de entrada for 0 ela produz uma saída 1, se a entrada for 1 ela produz uma saída 0.
Símbolo antigo
Símbolo novo
Expressão da função
Tabela de verdade da função NEGAÇÃO OU NOT
A = S
A
S
1
0
0
1
Aplicando: o nível 1 na base do transistor ele conduz até o ponto de saturar, o que faz, com que a tensão no seu coletor caia a 0. Por outro lado, na ausência de tensão na sua base, que corresponde ao nível 0 de entrada, o transistor se mantém cortado e a tensão no seu coletor se mantém alta, o que corresponde ao nível 1.
2 – FUNÇÃO LÓGICA NAND
Uma função importante derivada é a obtida pela associação da função AND com a função NOT, que é denominada NOT-AND ou conhecida como, NAND.
Símbolo antigo
Símbolo novo
Expressão da função
Tabela de verdade da função NÃO E OU NAND
S = A x B
A
B
S
0
0
1
0
1
1
1
0
1
1
1
0
Representação simplificada de uma porta lógica NAND realizada em lógica TTL.
Explicando: Transístor de saída Q3 só está em condução quando ambas as junções de Q1 estão polarizadas inversamente. Quando a tensão na base de Q3 não é suficiente para o polarizar diretamente, este fica cortado pelo que a sua corrente de coletor é nula pelo que o nível lógico na saída é High. Caso contrário, o transístor Q3 conduz e o nível lógico de saída é LOW.
3 – FUNÇÃO LÓGICA NOR
A porta NOR equivale a uma porta OR seguida por uma porta NOT, isto é, ela produz uma saída que é o inverso da saída produzida pela porta OR.
Símbolo