TRABALHO CNPD 1o BIMESTRE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – U.U. PONTA PORÃ
JOILÇO BATISTA DA SILVA
ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO
Disc.: CNPD
PONTA PORÃ
2015
Q1. Sabe-se que a necessidade da decisão existe em função de um problema (de correção; de risco; de inovação) no âmbito da organização. Descreva a relação entre DECISÃO-PROBLEMA-SITUAÇÃO-AÇÃO. Isso vai envolver inicialmente, a definição de cada um destes termos (Materiais das aulas 2 e 3; Cap. 1 (YU, 2011) e Cap. 1 (ABRAMCZUK, 2009).
A decisão faz parte do nosso dia-a-dia, pois é integrado como um elemento que auxilia em todas as atividades a serem desempenhadas, provindas ou não de um problema. É necessário, primeiramente, analisar todas as ações de modo geral, buscar alternativas para uma excelente decisão. Mas tomar decisão não é uma coisa tão simples como se parece.
Para Yu 2011, “Tomar decisão é alocar irreversivelmente recursos”, ou seja, podem-se tomar decisões boas ou ruins, que podem contribuir ou não para a empresa. Dependendo da situação da organização a decisão pode tornar-se insuficiente. Desse modo, é necessário promover ações imediatas antes da agravação do problema.
Tomar decisões eficientes contribui muito para a imagem de uma empresa, tornando-a uma organização de sucesso, mas reverter uma decisão pode promover perdas grandes. O tempo para as decisões são coerentes para um tomador de decisão, pois perder muito tempo pode degradar mais ainda a situação do problema.
Segundo Abramczuk 2009, “o problema é um obstáculos que as empresas sofrem muitas vezes por não tomarem decisões eficientes ou incertas”. Muitos dizem que o problema provém de alguma necessidade de agir e para agir com qualidade é necessário promover uma ação entre várias que existem, ou seja, a mais eficaz. E que podem ser problemas imprevistos.
Decidir é algo importante para a organização, é determinar escolhas e promover alternativas eficientes que