Trabalho ciências dos materiais
TRABALHO
CIÊNCIAS DOS MATERIAIS
Policarbonato
Engenharia de Produção
Leandro silva
José Leandro
Geraldo Rodrigues
Daniel Fernandes
Felipe Correia
14/06/2012
Betim
INDICE
Índice
Introdução
03
Definição
04
Propriedades
05
Processo e fabricação
06
Aplicações
08
Mercado
10
Vantagens
11
Desvantagens
12
Conclusão
13
Referências
14
Introdução
Os policarbonatos são um tipo particular de polímeros de cadeia longa, formados por grupos funcionais unidos por grupos carbonato (-O-(C=O)-O-). São moldáveis quando aquecidos, sendo por isso chamados termoplásticos. Como tal, estes plásticos. São muito usados atualmente na moderna manufatura industrial e no design.
É possível verificar que na arquitetura a aplicação do vidro não se restringe a janelas, vitrais e portas. Há também muita utilização do vidro em coberturas, porém o vidro apresenta algumas características em termos de resistência e praticidade que coíbem sua utilização em alguns projetos que buscam iluminação natural. Por exemplo, onde há possibilidade de chuva de granizo, furacão, vandalismo e outros impactos, deve-se trabalhar com vidros de maior espessura. Isto acarreta o uso de uma estrutura de apoio mais robusta, e um manuseio mais trabalhoso.
Definição
Policarbonato
O policarbonato é um termoplástico, ou seja, um plástico que amolece ao ser aquecido e endurece quando resfriado, permitindo que se façam curvas ou outros formatos, sem nenhuma emenda.
É um material de alta transparência e resistência a impactos. Mais leve que o vidro, pode ser curvado a frio e tem proteção contra raios ultravioleta.O Policarbonato que pode chegar acima de 90º. Essa transparência é conseguida graças à sua estrutura amorfa. Dentre todos os termoplásticos, o Policarbonato é o que possui maior resistência ao impacto, sem qualquer adjetivação, a não ser os elastômeros.
Propriedades
O