Trabalho Civil
As ferramentas auxiliares para a resolução de problemas de Engenharia evoluíram muito nos últimos anos. Até a década de 1960, profissionais de engenharia utilizavam ferramentas como réguas de cálculo e tabelas de logaritmos para elaborar seus projetos. A partir da década de 1970, estes instrumentos foram gradativamente substituídos pelas calculadoras eletrônicas.
Atualmente, com o aparecimento e a rápida evolução dos microcomputadores, as calculadoras também estão sendo gradualmente substituídas pelos mesmos. As maiores vantagens do uso do computador em substituição às calculadoras são a rapidez com que os cálculos são efetuados, a precisão destes cálculos e principalmente a capacidade que os computadores têm de executar automaticamente tarefas e cálculos repetitivos poupando tempo e trabalho aos seus usuários.
No mercado atual, não existe mais espaço para empresas que desenvolvam projetos sem o auxílio de computadores, pois os custos são elevados e os prazos são muito longos. Desta forma, o computador se tornou um instrumento indispensável para empresas que desejam competir neste mercado. Os alunos de graduação em engenharia devem ter esta visão da importância da programação para a vida acadêmica e para a carreira profissional.
Existe uma infinidade de programas de computador utilizados na engenharia desde o desenho do projeto, cálculos, estruturas, etc.
É preciso não esquecer que o computador é uma máquina capaz de realizar cálculos de uma maneira extremamente rápida e eficiente, mas não pode e não deve substituir o engenheiro, que sempre precisa rever os resultados em busca de possíveis erros.
Universidade de Taubaté
Departamento de Engenharia Civil
Trabalho de Técnicas Computacionais I
A Importância da Programação na Engenharia
Taubaté, 29 de Abril de 2013.
Nicolas Pereira Machado, 1ºH