Trabalho circulação
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
OBJETIVOS: Compreender os acontecimentos políticos, sociais e econômicos nacionais e internacionais que promoveram a inserção da economia brasileira tanto na industrialização iniciada na década de 30 como no novo paradigma mundial a partir da década de 80. EMENTA: A economia exportadora cafeeira e seus limites. "Choques adversos" e substituição de importações. A depressão dos anos 30 e seus reflexos: a política econômica do governo provisório. Defesa do café e manutenção do nível de renda. Crescimento e crise na era Vargas. O pós-guerra. Estrangulamento externo e substituição de importações. O plano de metas e seu legado. Crise, ruptura e estabilização. O "Milagre Econômico". O primeiro choque do petróleo e o II PND. A crise da dívida: antecedentes e consequências. As tentativas de ajuste e o descontrole inflacionário. Inflação e dívida externa. Mudança do padrão de financiamento e do papel do Estado. Novo paradigma técnico-econômico e a reestruturação industrial e competitividade. Globalização e as novas relações com a economia internacional. Tópicos de Conjuntura Econômica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: BAER, Werner. A economia brasileira. São Paulo: Nobel, 3ª edição, 2009. GIAMBIAGI, F. et al. Economia Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. GREMAUD, Amauri P. TONETO JR. Rudinei & VASCONCELLOS, M.A. Economia Brasileira Contemporânea. São Paulo: Editora Atlas, 7ª edição, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: ABREU, Marcelo de Paiva (org.) A Ordem do Progresso – Cem anos de política econômica republicana 1889-1989. São Paulo: Editora Campus, 20ª edição, 1992. BOCCHI, João Ildebrando & LACERDA, A.C. de (org.) Economia Brasileira. São Paulo: Editora Saraiva, 4ª edição, 2010. CASTRO, Antônio Barros de & SOUZA, Francisco E.P. A