Trabalho - circuitos elétricos passa faixa
Trabalho de Circuitos Elétricos I
Aluno:
Professor: José Leite
São Cristóvão-SE
14/11/2008
Filtro Passa Baixo
É um circuito eletrônico que permite apenas a passagem de baixas freqüências e reduz a amplitude das freqüências maiores que a freqüência de corte do circuito, como demonstrado na figura 1 através do diagrama de Bode da magnitude. A constante de tempo é dada através do produto da resistência e da capacitância e a freqüência de corte é dada pela equação abaixo. w0=1τ=1RC Os filtros passa baixa são muito utilizados para bloquear os picos mais agudos em auto-falantes como subwoofers, por exemplo, deixando apenas as freqüências graves serem transmitidas.
Para o circuito desejado, foram utilizados resistores de 7,5 kΩ e a freqüência de corte é de 10 kHz. Através da fórmula abaixo, temos o valor da capacitância que deve ser utilizada.
C=12ΩfcR
Que, com R = 7,5 kΩ e fc = 10 kHz, tem seu valor teórico com C=2,12 . 10-9 F, com valor comercial mais aproximado em C = 2,2 nF.
Figura 1: filtro passa baixo, sua magnitude.
Filtro Passa Alto É um filtro eletrônico que, por sua vez, apenas transmite as freqüências altas em um circuito e reduz a amplitude das freqüências abaixo da freqüência de corte, como é descrito na figura 2 do circuito e os diagramas de Bode da magnitude. Os filtros passa alto possuem a mesma constante de tempo dos filtros passa baixo e a sua freqüência de corte é dada pela mesma equação. Eles também podem ser usados em auto-falantes como o tweeter, por exemplo, bloqueando as freqüências baixas e permitindo que apenas as altas freqüências, ou seja, as freqüências maiores que a freqüência de corte sejam transmitidas.
Para o circuito desejado, foram utilizados resistores de 750 Ω e a freqüência de corte é de 10 kHz. Através da fórmula abaixo, temos o valor da capacitância que deve ser utilizada.
C=12ΩfcR
Que, com R = 750