Trabalho científico
CAMPUS PROFª CINOBELINA ELVAS
CURSO: BACHARELADO EM ZOOTECNIA
DISCIPLINA: BIOLOGIA DO SOLO
PROFESSOR(A): RAFAELA SIMÃO
MICROBIOLOGIA DO LEITE
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA
MARIA DO CARMO VEIGA
PEDRO ALVES
POLIANNA MESSIAS
OLÍVIA SIMÔA BATISTA
BOM JESUS – PI, NOVEMBRO DE 2011
MÁRCIO JOSÉ DA SILVA
MARIA DO CARMO VEIGA
PEDRO ALVES
POLIANNA MESSIAS
OLÍVIA SIMÔA BATISTA
MICROBIOLOGIA DO LEITE
Apresentado à docente da disciplina de Biologia do Solo, para fins de avaliação. Professor(a) Orientador(a): Rafaela Simão.
BOM JESUS – PI, NOVEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
O leite é um alimento natural conhecido pelo seu excelente valor nutritivo e energético, além de contribuir para diversas funções em todas as idades. É um dos alimentos mais rico que existe. Justamente por isto, torna-se um excelente meio de cultura para desenvolvimento dos germes de muitas naturezas. Alguns destes microrganismos são os grandes inimigos do leite, responsáveis por sua baixa qualidade. Os germes podem provocar doenças nos consumidores e sérios problemas nos queijos. Daí a importância da higiene ao longo do processo de produção do leite, para diminuir a contaminação.
Muitos organismos estão presentes no leite. Justifica-se a sua análise microbiológica para determinar a microbiota, em alguns casos de mastite, para a classificação em função do número de saprófitas ou de algum indicador, para acompanhar o processo de fabricação de algum produto com inóculo estarter, para fins de pesquisa.
O homem aproveita o leite como alimento de diversas espécies de animais, mas sem dúvida, o leite bovino é o mais consumido em todo o mundo. Por este motivo, quando não há especificação quanto a origem do leite, significa que é de origem bovina.
A composição do leite varia com a espécie, raça, individualidade, alimentação, tempo de gestação e muitos outros fatores. O leite em média, está formado por 7/8 de água e 1/8 de substâncias sólidas, o que se denomina