Trabalho Cientifico
Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco? Talvez devido à imagem passada por esses filmes, muitas pessoas pensam que os cientistas são seres fantásticos, gênios ou loucos que fazem tudo explodir.
Vamos discutir então quem são os cientistas e qual é o seu papel em nossa sociedade.
Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.
Veja aqui alguns cientistas que entram para a história.
Cientistas que entraram para a história Não é necessário ser cientista para querer entender como e por que os fenômenos ocorrem. A busca de compreensão do mundo é derivada basicamente da curiosidade humana.
Albert Einstein, um dos maiores cientistas de todos os tempos, dizia que a formulação de problemas é, em muito casos, mais importânte que a própria solução. Solucionar um problema, segundo Einstein, pode ser apenas uma questão de habilidade matemática ou de realizar experimentos.
Entretanto, propor novos problemas e encarar os velhos problemas sob um novo ponto de vista requer imaginação criadora, e é isso que promove o progresso da ciência.
Agora vamos ver um pouco mais sobre a vida de alguns grandes cientistas.
Albert Einstein
Alessandro Volta
Alfred Wegener
Antoine Lavoisier
André Marie Ampère
Carl Linné
Charles Darwin
Galileu Galilei
Gregor Mendel
Método científico
Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas:
Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados.
Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento).
Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema).
Realizar experimentos controlados.