Trabalho cientifico
RESUMO:
A avaliação não é apenas a decorrência de um processo normal de aprendizagem. Ela deve ser um instrumento de investigação que fornece dados de como o processo de aprendizagem está ocorrendo. No paradigma tradicional de avaliação os instrumentos têm a função de atestar os conhecimentos, ou seja, devolver o que o aluno aprendeu em forma de resposta. Numa concepção formativa de avaliação, os instrumentos não têm essa finalidade e sim de acompanhar a aprendizagem e de dar retorno ao aluno sobre como vai o seu processo de aprendizagem. A aprendizagem deve vir em primeiro lugar, pois nem sempre o resultado final de uma avaliação tradicional é exatamente aquilo que o aluno assimilou durante a aprendizagem. Deve-se ter em mente também se os instrumentos usados levam a discussão sobre o sentido daquilo que se estuda e se levam o aluno a criar, a interagir com o outro e não apenas instrumentos que levem a conhecer elementos, memorizar e repetir o que já foi dito. Um aluno deve ser avaliado em seu todo, ou seja, tudo deve ser avaliado e observado e os resultados devem ser sempre interpretados e não corrigidos, pois eles indicam informações sobre o processo de aprendizagem.
PALAVRAS-CHAVE: avaliação, ensino e aprendizagem, instrumentos.
ABSTRACT:
The assessment is not just the result of a normal learning process. It should be a research tool which provides the data on how the learning process is occurring and could result in an intervention.
In the traditional paradigm of assessment tools are meant to demonstrate knowledge, or give back what the student learned in the form of response to an exam. In a design more formative assessment, the instruments that have no purpose but to monitor the learning and give feedback to the student about how will your learning process.
Learning must come first, because not always the end result of traditional assessment is exactly what the student has assimilated during their