Trabalho Ciencias Sociais
Harry Potter e a Pedra Filosofal, é um filme de aventura e fantasia baseado no livro homônimo de J. K. Rowling, dirigido pelo cineasta Chris Columbus e lançado em 2001. Harry Potter é um garoto órfão de 10 anos que vive infeliz com seus tios, os Dursley. Até que, repentinamente, ele recebe uma carta contendo um convite para ingressar em Hogwarts, uma famosa escola especializada em formar jovens bruxos. Inicialmente Harry é impedido de ler a carta por seu tio Válter, mas logo ele recebe a visita de Hagrid, o guarda-caça de Hogwarts, que chega em sua casa para levá-lo até a escola. A partir de então Harry passa a conhecer um mundo mágico que jamais imaginara, vivendo as mais diversas aventuras com seus mais novos amigos, Rony Weasley e Hermione Granger.
Para criar as criaturas mágicas presentes no filme foram usados animatronics e gráficos animados, já que o filme conta com muitos efeitos especiais para simular toda a magia presente na história. Técnicas de efeitos sonoros e animações foram fundamentais para que a narrativa fosse bem aceita pelos espectadores, já que esperavam no filme assistir uma realidade de magia diferente da nossa. Vassouras voadoras, pessoas que se transformam em animais, feitiços e varinhas magicas, todos esses efeitos contribuíram para que os espectadores se interessassem pela realidade apresentada no filme.
Após a estreia, Harry Potter e a Pedra Filosofal recebeu críticas em sua maioria positivas pela imprensa especializada e ganhou três indicações para o Oscar em: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e referências a John Williams dentro da categoria Melhor Trilha Sonora Original.