trabalho ciencias humanas
Convite à Filosofia MARCELA CHAUÍ, 2000, p. 345
Em primeiro lugar, ciências humanas refere-se aquelas ciências que tem o próprio ser humano como objeto cientifico surgida no século XIX. Até então, tudo quanto se referia o ser humano era estudado pelo Filosofia.
Em segundo, ciências homens surgiu depois que as ciências matemáticas e naturais, estavam constituídas. De modo que as ciências humanas foram levadas a imitar e copiar, as ciências estabelecidas, tratando o homem, como técnicas propostas pelas ciências da natureza.
Em terceiro lugar, não era possível realizar uma transposição integral e perfeita, das técnicas, das técnicas e teorias naturais.
As ciências humanas acabaram trabalhando por analogia com ciências naturais, e seus resultados tornaram-se pouco científicos.
Essa situação levou muitos cientistas e filósofos a duvidar da possibilidade de ciências que tivessem o homem como objeto.
Como características o humano como objeto de investigação.
Convite à Filosofia
MARCELA CHAUÍ, 2000. P. 346, 347
A percepção sob o ponto de vista, podemos dizer que, do século XV ao inicio do século XX, a investigação do humano realizou-se três maneiras diferentes:
1. Humanismo: A idéia renascentista da dignidade do homem como centro do Universo.
Quando surge a idéia de civilização , quando o homem aperfeiçoa e progride através instituições sociais, políticas, artes e ofícios. o humanismo não separa o homem e a natureza. O homem se diferencia por ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.
2. Positivismo: Inicia-se no século XIX com Augusto Comte, indo da superstição religiosa à metafísica e à teologia. Comte enfatiza o homem com um ser social e propõe o estudo científico da sociedade. (Sociologia). Que estuda os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da Natureza.
3.