Trabalho Ciencias Dos Materiais
1 COMPOSTOS DO AÇO
1.1 FERRITA
(Do latim “ferrum”) é ferro no estado alotrópico alfa, contendo traços de carbono; apresenta também uma estrutura CCC (Cubica de Corpo Centrado) contendo 2 átomos por célula unitária e grãos poligonais irregulares; possui baixa dureza e baixa resistência à tração, cerca de 28 kg/mm2, mas excelente resiliência e elevado alongamento. Tal composto solubiliza no máximo 0,022% de Carbono em uma temperatura de 727 ºC. O teor de carbono do aço exerce significativa influência no seu aspecto granulométrico. Um aço com muito pouco carbono (menos de 0,01%), se resfriado lentamente, deverá apresentar uma aparência razoavelmente uniforme, pois a maior parte será representada pela ferrita. Na figura 12, um possível aspecto de uma microfotografia de um aço deste tipo.
1.2 CEMENTITA
(Do latim “caementum”) é o carboneto de ferro Fe3C, contendo 6,67% de carbono; muito dura e quebradiça. É responsável pela elevada dureza e resistência dos aços de alto carbono, assim como pela sua menor ductilidade.
1.3 PERLITA
(Nome devida à “nuance” de cores de madrepérola que esse constituinte freqüentemente apresenta ao microscópio) é a mistura mecânica de 88% de ferrita e 12% de cementita, na forma de lâminas finas (espessura raramente superior a um milésimo de milímetro) dispostas alternadamente. A proporção de perlita num aço cresce de 0% de ferro até 100% para aço eutetóide (nomenclatura para aço com 0,77% de carbono). As propriedades da perlita são, portanto, intermediárias entre as da ferrita e da cementita, dependendo, entretanto, do tamanho das partículas da cementita. Sua resistência à tração é, em média, 75 kg/mm2. Na figura 13 a estrutura laminar típica da perlita, observada com elevada ampliação (as linhas escuras correspondem à cementita).
1.4 AUSTENITA
A perfeita solução, que existe no estado líquido, ainda subsiste após a solidificação total, porque o ferro, a essas temperaturas, está sob a forma