TRABALHO CIENCIA DOS MATERIAIS
DEFINIÇÃO
Antes de explicar o conceito de tinta é importante lembrar que estamos nos referindo à tintas de revestimento, e não à tintas gráficas. Esses tipos de tintas são bem distintos.
Normalmente as tintas de revestimento são classificadas como:
Tintas Imobiliário-Arquitetônicas
Tintas para Automóveis e Veículos Automotores (tintas originais e para repintura)
Tintas Industriais
A Tinta é uma composição química formada pela dispersão de pigmentos numa solução ou emulsão de um ou mais polímeros, é uma preparação, geralmente na forma líquida, que, ao ser aplicada na forma de uma película fina sobre uma superfície ou substrato, se transforma num revestimento a ela aderente com a finalidade de colorir, proteger e embelezar.Quando essa tinta não contém pigmentos, ela é chamada de verniz . Por ter pigmentos a tinta cobre o substrato, enquanto o verniz deixa transparente.
A função de uma tinta ou verniz é revestir as mais variadas superfícies, proteger e embelezar imóveis e produtos industriais, além de sinalizar estradas, ruas, portos, aeroportos e outros.
FINALIDADE
De acordo com a superfície na qual vai ser aplicada, a pintura tem finalidades diferentes:
ALVENARIA - A pintura evita o esfarelamento do material, a absorção da água da chuva e da sujeira, o desenvolvimento de mofo entre outros.
MADEIRA - Além do embelezamento, a tinta na madeira contribui para impedir a absorção de água e umidade pelo material, o que leva a maior durabilidade do mesmo.
METAL FERROSO – AÇO-CARBONO - Atualmente a pintura é a solução mais utilizada para o combate à corrosão nestes materiais.
METAL NÃO FERROSO - Assim como em todos os outros, a pintura é utilizada para colorir e decorar esses materiais.
COMPONENTES BÁSICOS DA TINTA
RESINA - É a parte não volátil da tinta, que serve para aglomerar as partículas de pigmentos e são responsáveis pela formação da película protetora na qual se converte a tinta depois de seca. A resina também denomina o tipo de tinta ou revestimento