Trabalho Choque Elétrico
Alunos:
CHOQUE ELÉTRICO INDIRETO
Belém
2013
INTRODUÇÃO
O choque elétrico é causado por uma corrente elétrica que passa através do corpo humano ou de um animal qualquer. O pior choque é aquele que se origina quando uma corrente elétrica entra pela mão da pessoa e sai pela outra. O choque elétrico indireto é um contato indireto que ocorre quando um indivíduo, ao tocar num material isolante, sofre um choque elétrico em decorrência de uma falha de isolação ou alguma outra causa.
10.1.1 NR 10 estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade.
DESENVOLVIMENTO
O choque elétrico indireto é muito perigoso devido o fato da vítima não suspeitar da eventual energização da massa, que pode ser provocada por falta de isolamento ou defeito interno do equipamento. O eletricista de manutenção é habilitado para corrigir equipamentos com falha de isolamento e instalações incorretas existentes no ambiente de trabalho, evitando quaisquer eventuais acidentes, cabe também ao eletricista de manutenção proporcionar o bom funcionamento de sistemas eletromecânicos, eletroeletrônicos, analógicos e digitais de equipamentos e instalações elétricas que, por meio de instrumentos, ferramentas, procedimentos e métodos, permitem o planejamento, execução, avaliação e inspeção de redes e circuitos eletroeletrônicos, bem como manutenções preventivas e corretivas, dentro das normas técnicas e de segurança.
Em um supermercado havia vários freezers, sendo que alguns estavam com problema de isolamento. Por falta de uma vistoria diária, o técnico não percebeu esta falha e isso pode ser fatal. Como aconteceu em um