Trabalho chico buarque
REVISÃO DE LITERATURA
MUSICA DE PROTESTO: PERÍODO DA DITADURA AOS DIAS ATUAIS
Introdução
Durante os anos entre 1964 a 1985 o Brasil viveu os tempos mais obscuros de sua história. Com o país vivendo um clima de suspeita e política do medo, surgiram varias produções artística que era vista pelos militares como uma forma de fazer alusão ao comunismo.
Nessa época a arte em nosso país sofreu de forma brutal com os atos da ditadura, artistas tiveram suas obras censuradas e homem e mulheres foram expulsos do Brasil. Diante disto músicos, dramaturgos e professores se levantaram como porta-voz de uma nação dominada pelo medo. Nesse contexto Chico Buarque se destaca como o maior dos expoentes artista contra a ditadura.
Esse trabalho tem como o objetivo analisar fatos marcantes sobre a vida e carreira de Chico Buarque e algumas de suas músicas no contexto da ditadura, fala-se também sobre o Brasil antes e depois do golpe militar de 1964.
Idealizado com o intuito de avaliar o conteúdo político da música popular brasileira (MPB) e sua contribuição na sociedade, obteve-se informação de que a música popular brasileira como música de protesto, o país que viu nascer à nova geração de compositores da MPB (Música Popular Brasileira) saía do governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961)Enquanto o mundo tentava curar as feridas da Segunda Guerra, no Brasil oestado de direito ainda engatinhava quando foi sacudido pelo suicídio do
Presidente Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954. Em que pese o trauma, as eleições daquele ano ocorreram na data prevista, e em 1955 Juscelino se elegeria presidente da República.
(HOMEN, 2009, p. 11). 1 – Brasil 1960/1964
Com o renuncio do então presidente Jânio no mesmo ano de sua posse (1961) quem deveria assumir a presidência era o seu vice João Goulart, porém esse se encontrava na China, militares então o acusaram de comunista o impedindo de assumir seu cargo. Depois de muitas