Trabalho Cheregato
Toda cidade precisa de um orçamento publico. Esse orçamento mostra o quanto o governo arrecada e como gasta o dinheiro, com segurança, educação e outros. Sem ele, a cidade pode ter alguns problemas, esses que são resolvidos através dos tributos arrecadados
O Orçamento publico é um documento que mostra quanto de impostos e taxas o governo recolhe e quanto ele gasta em cada área. (saúde, educação, lazer, transporte etc.).
Existe algumas despesas que são obrigatórias, que o governo não pode deixar de fazer, no caso do pagamento da divida publica, do salário dos servidores, das aposentadorias, de benefícios como auxilio maternidade e auxilio doença, das transferências que a constituição define para estados e municípios e entre outras. Quando essas despesas obrigatórias aumentam muito, sobra pouco para fazer outros gastos que também são importantes para o desenvolvimento do país, como financiamento de pesquisa cientificas a melhoria do ensino, a modernização de hospitais , e construção de estradas Esses gastos que são tão importantes mas não são obrigatórios tem o nome de despesas discricionárias. No nosso orçamento publico acontece isso, os gastos obrigatórios deixam pouca margem para outras despesas que são aquelas que o governo pode decidir o que fazer.
É através da administração publica que os serviços restados chegam a sociedade, por isso ela é conhecida como o elo entre os cidadãos e o poder publico. Ela é todo o aparelhamento do estado em qualquer de suas esferas com a finalidade de atingir as necessidades com a coletividade do município, estado e união que a governa.
A LDO Lei das diretrizes orçamentárias é elaborada no ministério do planejamento com o apoio técnico do ministério da fazenda. O presidente da republica tem o prazo de ate 15 de abril de todo ano para enviar o projeto da lei ao congresso nacional. Esse projeto é discutido e alterado na comissão mista de orçamento e depois ser votado no plenário do congresso até 17 de julho. É o único