trabalho Certeza
Em que consiste a certeza?
Um argumento é uma certeza se, a hipótese das premissas do argumento se tornou uma verdade, depois da conclusão provada. Veja o exemplo:
Sem olhar, Laurêncio tirou 100 bolinhas de um saco de 100. Das bolinhas que Laurêncio tirou 100 eram vermelhas.
Laurêncio colocou todas as bolinhas de volta no saco.
Portanto, a próxima bola que Laurêncio puxar para fora da bolsa será vermelha.
A premissa da hipótese tornou-se, realmente, uma conclusão provada. Portanto, esse argumento é uma certeza.
Entende-se por certeza o nível ou grau de adesão, firmeza, convicção ou segurança com que a mente aceita a verdade de de determinado enunciado como, por exemplo, se alguém diz que está plenamente convicto de que o Brasil foi descoberto em 1500, ou que Deus existe, ou que a capital do Brasil é Buenos Aires.
Subjetividade da certeza
Certeza é um estado subjetivo de adesão firme a um enunciado qualquer, por acreditar que ele traduz a perfeita conformidade com a realidade. O estado subjetivo da certeza consiste na firme e decidida adesão da mente a determinado enunciado, sem temor de engano. Esta adesão exclui completamente a possibilidade da verdade do enunciado contrário; surge, portanto, o estado de certeza, quando se reduz a zero a possibilidade do enunciado contrário. Enquanto houver um por cento ou a menor probabilidade de verdade para o enunciado oposto, não se instala o estad de certeza; Se houver noventa e nove bolnhas verdes e apenas uma vermelha dentro de uma esfera de sorteio, ainda é possivel que a primeira a cair seja a vermelha. Só teremos certeza de que caíra uma bolinha verde quando as cem forem verdes.
Especies e graus de certeza
Nem toda verdade se fundamenta em motivo do mesmo gênero; nem toda certeza tem o mesmo grau de firmeza, precisamente porque são de gêneros diversos os motivos da verdade.
*Certeza absoluta e certeza hipotética
Chama-se absoluta a certeza a respeito de enunciados categóricos, isto é,