Trabalho celulas tronco
As células-tronco são células indiferenciadas, ou seja, células não especializadas, que podem ser definidas por duas propriedades peculiares: auto renovação e potencial de diferenciação (Figura 1). A auto renovação é a capacidade que as células-tronco têm de proliferar, gerando células idênticas à original (outras células-tronco). O potencial de diferenciação é a capacidade que as células-tronco têm de, quando em condições favoráveis, gerar células especializadas e de diferentes tecidos.
2. ORIGEM:
O corpo em constante renovação
Células tronco adultas existem em nosso corpo inteiro, do cérebro ao dedão do pé. As mais versáteis são as da medula óssea.
1. Cérebro A maioria das células tronco neuronais é encontrada no cérebro. Elas também existem na medula espinhal.
2. Pulmão Os cientistas acreditam que existam diferentes populações de células tronco nos pulmões. A identidade de algumas delas é controversa.
3. Coração: Raras células tronco cardíacas foram descobertas perto do átrio, a câmara superior do coração.
4. Fígado: Células tronco hepáticas substituem células velhas e se multiplicam rapidamente quando o órgão é danificado.
5. Intestino: Células tronco produzem milhares de novas células intestinais a cada dia. Elas substituem células danificadas durante o processo de digestão.
6. Medula óssea: Aqui ficam as células tronco mais potentes, capazes de se transformar em vários tecidos. Elas são produzidas dentro dos ossos e viajam pelo organismo através do sistema circulatório. Os cientistas brasileiros estão testando terapias baseadas nessas células em pacientes de: Doença de Chagas,Cirrose hepática, Diabetes, Insuficiência cardíaca, Necr ose óssea, Derr ame, Esclerose múltipla.
7.Músculos:Traumas e lesões provocados pelo excesso de exercício induzem as células tronco a regenerar os músculos.
Os cientistas relataram pela primeira vez que os "dentes de leite", os dentes temporários que as crianças começam a perder por volta dos seis anos de