Trabalho ceap
Porque o Estado deseja convencer-nos de que as contradições acabaram, que o poder que atende ao povo em geral e tudo o que vem dali é completamente jurídico, não havendo Direito a procurar acima das leis.
Questão 2
Porque ele não pode ser isolado em campos de concentração legislativa, pois, indica os princípios e as normas libertadores, podendo ou não transportar as melhores conquistas.
Questão 3
Não, pois a dignidade humana é a sua própria liberdade, e os dois elementos garantem a mesma, consequentemente, sem elas não há liberdade.
Questão 4
O positivismo legalista se volta para a lei, dando-a total superioridade, e tudo ficando subordinado ao que ela determinar. Diferentemente, o positivismo sociológico tem ligação íntima com a modalidade historicista (voltada para formações jurídicas pré-legislativas), uma vez que é apenas uma generalização do historicismo.
Questão 5
Porque ele não restringe, e sim constitui a afirmação de liberdade conscientizada e viável a todos, impondo restrições apenas quando é para atingir a si próprio.
Questão 6
O Direito não se confunde com a Moral porque apenas ele é recíproco e visa o desdobramento da liberdade, diferentemente da Moral, que busca o aperfeiçoamento da honestidade individual para um convívio social melhor.
Questão 7
Tendo em vista que a Sociologia do Direito estuda a base social de um direito específico, a principal diferença entre as duas é o objetivo, pois a Sociologia Jurídica visa o entendimento do exame do Direito em geral em processos sociológicos.
Questão 8
Na perspectiva de que certas revoluções eram a favor do derramamento de sangue, pode-se afirmar que o socialismo democrático é o oposto, pois enaltecia apenas os meios incruentos, sabendo que ele procura uma ‘’alternativa’’ para o capitalismo espoliativo e o socialismo gorado.
Questão 9
A justiça verdadeiramente dita encontra-se no processo histórico de que é resultante, no sentido de que é nele que se realiza progressivamente.