Trabalho cc
Comprovação dos seguintes teoremas: Thévenin, Norton, superposição e máxima transferência de potência. 1.2 Fundamentos Teóricos O teorema da superposição diz que, em um circuito linear com mais de uma fonte independente (de corrente ou tensão), é possível calcular alguma grandeza do circuito, como uma dada tensão ou corrente em um ramo, como se só houvesse uma fonte funcionando e todas as outras desligadas (curto-circuito nas fontes de tensão e circuito aberto onde havia fonte de corrente). Repete-se esse processo até que a grandeza em questão tenha sido calculada com cada fonte funcionando separadamente, e então o resultado final será a soma dos resultados parciais. No circuito em questão (Fig.1), são calculados V4 e I4 com a fonte da esquerda em repouso, depois somente com a da direita em repouso, e a resposta é a soma dos valores achados anteriormente.
Fig.1. Circuito para achar V4 e I4
O teorema de Thévenin diz que qualquer circuito linear com fontes (independentes ou não) pode ser simplificado em uma fonte de tensão em série com uma resistência (ou impedância). O valor da fonte de tensão é a tensão medida nos terminais do circuito aberto e o valor da resistência é o valor da resistência equivalente medida nos terminais do circuito aberto, com as fontes independentes inoperantes (Fig.2 e Fig.3).
Fig.2. Circuito para achar eoc Fig.3. Circuito equivalente de Thévenin
O teorema de Norton diz que qualquer circuito linear com fontes internas (independentes ou não) pode ser simplificado como uma fonte de corrente em paralelo com uma resistência (impedância). O valor da corrente é calculado como a corrente que passa nos terminais quando os mesmos são curto-circuitados, e a resistência é calculada do mesmo modo que em Thévenin, é a resistência equivalente vista pelos terminais, com as fontes independentes em repouso (Fig.4 e Fig.5). Fig.4. Circuito para achar isc Fig.5. Circuito equivalente de Norton O