Trabalho Carol
Objetivos A informação dos fluxos de caixa fornece uma base para avaliação da capacidade de geração e utilização desses fluxos de forma estrutura por natureza de atividades. Os usuários da empresa estão interessados em saber como a empresa gera caixa e equivalência de caixa, e este interesse independe da natureza da empresa.
Estrutura Os seguintes tópicos principais devem ser usados em todos os fluxos de caixa: atividades operacionais, de investimento e de financiamento. Essa classificação permite avaliar o efeito das atividades sobra o montante de caixa e equivalentes de caixa.
Conceitos Caixa e equivalentes de Caixa: o caixa compreende numerário em mãos e depósitos bancários disponíveis. Equivalentes de caixa são investimentos de curto prazo, de alta liquidez, que são prontamente conversíveis em valores de caixa e que estão sujeitos a um insignificante risco de mudança de valor.
Atividades Operacionais: são as principais atividades geradora de receita de entidade, além de outras atividades diferentes das de investimento e financiamento; Esses fluxos são basicamente derivados de transações e outros eventos que entram na apuração do resultado. Exemplos são os recebimentos em dinheiro pela venda de bens e serviços e o pagamento em dinheiro a fornecedor, a empregados, a seguradores por prêmios e de impostos.
Atividade de investimentos: são aquisição e venda de ativos de longo prazo e outros investimentos que representam gastos destinados a gerar receita futuras e fluxos de caixa e que não estão incluídos nos equivalentes de caixa. Exemplos são os desembolsos para aquisição de ativo imobilizado, intangível e outros ativos de longo prazo, recebimentos pela venda do ativo imobilizado, aquisição ou venda de ações ou instrumentos de dívida de outras entidades.
Atividade de financiamento: são atividades que resultam em mudanças no tamanho e na composição do patrimônio líquido e