Trabalho Carlos Riscos F Sicos
(avaliação de Calor)
Escola Técnica Sequencial
Turma: TST 26
Aluna: Pamela Oliveira
Professor: Carlos
Temperatura do ar
A quantidade de calor ganha ou perdida pelo corpo humano é proporcional a diferença de temperatura entre o ambiente e o homem.
Avaliação
Deve ser medida com termômetro de mercúrio comum, mas de funcionamento confiável, permitindo leituras até 1/10 de grau Celsius.
A leitura é feita quando o termômetro está estabilizado.
O contato com fontes radiantes, podem falsear os resultados, pois o bulbo do termômetro é um elemento sensível a absorção de radiação. Para uma leitura correta é necessário
a) Utilizar um termômetro bem calibrado.
b) Esperar o tempo necessário· para que a coluna se estabilize ou criar uma corrente de ar ao redor do bulbo.
Umidade Relativa
Umidade é o conceito relacionado a quantidade de vapor d'água adsorvida no ar. Em % é a razão entre a quantidade de umidade de ar do ar e a quantidade máxima que ele pode conter na mesma temperatura.
Umidade Relativa do ar
Este parâmetro influencia a troca térmica entre o organismo e ambiente através da evaporação.
Avaliação
Utilizam-se dois termômetros de bulbo, sendo que um deles tem o bulbo recoberto de um tecido de algodão limpo, que se mantém embebido em água destilada (termômetro de bulbo úmido) e o outro idêntico ao de medição da temperatura do ar (termômetro de bulbo seco). Os valores obtidos são transferidos para a carta psicrométrica (diagrama que simplifica o estudo das propriedades do ar) e o resultado será a umidade relativa do ar.
Velocidade do ar
A variação de velocidade do ar implica num aumento do potencial da troca térmica.
No mecanismo da evaporação, a movimentação do ar próximo à superfície do corpo implica numa sucessão de estágios de equilíbrio entre a pele e o ambiente.
Avaliação
A avaliação é feita principalmente com o auxílio de aparelhos denominados anemômetros ou termoanemômetros.
Calor Radiante
É uma variável que influi