Trabalho cargas
Este trabalho tem por objeto apresentar o Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas – RNTRC, fiscalizado e regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT. Esta pesquisa aborda específicamente o transporte de cargas perigosas, apresenta a forma de sinalização que identifica o tipo de carga e os produtos transportados, bem como as vantagens desta sinalização.
2. HISTÓRIA
Os símbolos para o transporte de cargas perigosas foram introduzidos na década de 40, nos transportes marítimos para informar aos estivadores os riscos trazidos pelos materiais transportados.
A iniciativa de padronização mundial destes símbolos veio em 1992 durante a Eco 92, visando trazer uma classificação de perigo harmonizada globalmente e de fácil entendimento dos símbolos.
3. OBJETIVO
São advertências visuais, compostas por cores, palavras e pictogramas que possuem a seguinte finalidade:
facilitar o reconhecimento do produto a distância
permitir a identificação rápida dos perigos que representam
promover uma indicação inicial dos cuidados que devem ser observados no manuseio
4. COMPOSIÇÃO
4.1 Sinalização do veículo
A identificação no veículo é feita através de retângulos laranjas, que podem ou não apresentar duas linhas de algarismos, definidos como Painel de Segurança; e losangos definidos como Rótulos de Risco, que apresentam diversas cores e símbolos, correspondentes à classe de risco do produto a ser identificado.
4.2 Painel de segurança
Os painéis de segurança devem ter o número da ONU e o número de risco do produto transportado apostos em caracteres negros, não menores que 65 mm, centralizados em um painel retangular de cor laranja, com altura de 300 mm e comprimento de 400 mm, com uma borda preta de 10 mm. Para utilitários, o