TRABALHO CAMILA 2
Não era mais suficiente apenas guardar a mercadoria com o maior cuidado possível. Racionalizar a altura ocupada foi a solução encontrada para reduzir o espaço e guardar maior quantidade de material.
A armazenagem dos materiais assumiu, então, uma grande importância na obtenção de maiores lucros. Independente de como foi embalado o material, ou de como foi movimentado, a etapa posterior é a armazenagem.
Os termos "armazenagem" e "estocagem" são freqüentemente usados para identificar coisas semelhantes. Mas, alguns preferem distinguir os dois, referindo-se à guarda de produtos acabados como "armazenagem" e à guarda de matérias-primas como "estocagem".
A armazenagem aparece como uma das funções que se agrega ao sistema logístico, pois na área de suprimento é necessário adotar um sistema de armazenagem racional de matérias-primas e insumos. No processo de produção, são gerados estoques de produto sem processo, e, na distribuição, a necessidade de armazenagem de produto acabado é talvez, a mais complexa em termos logísticos, por exigir grande velocidade na operação e flexibilidade para atender às exigências e flutuações do mercado
A Armazenagem como parte da Cadeia de Abastecimento A armazenagem tem um papel muito importante na cadeia de abastecimento, pois, é ai que normalmente são concentradas o maior volume de materiais primas. Sendo assim, é onde há um maior custo monetário.
Por esse motivo a estrutura do armazém deve ter pessoas e equipamentos de alto desempenho para que haja um ótimo gerenciamento, estocagem perfeita, tempos e movimentos eficazes, equipamento das matérias primas e os produtos estejam de acordo com a logística e gestão.
♦ Estocagem