Trabalho Californiana
Californiana
Hayla Pinto SPA 31
INTRODUÇÃO
É um particular tipo de massagem que consiste basicamente em efetuar movimentos delicados e fluidos de modo a transmitir à pessoa que a recebe uma sensação de tranquilidade, paz e bem-estar. Durante o processo da massagem, são efetuadas particulares manipulações que possuem a capacidade de restabelecer no paciente o equilíbrio psíquico e físico do qual ele se ressente. Na realidade a Massagem Californiana utiliza a técnica de contato, onde o toque das mãos do massageador transmite uma sensação similar àquela da mão em relação ao filho, ou seja, proteção, cuidado e tranquilidade interior por parte do paciente, que produzem efeitos benéficos sobre todo o organismo.
ORIGEM
Como bem diz o nome, esta forma terapêutica surgiu no estado da Califórnia, Estados Unidos, por volta dos anos 70 em uma localidade próxima a São Francisco, chamada de Big Sur, mais precisamente no Instituto ESALEN e por isto esta técnica é também chamada de Massagem Esalen.
A Massagem Californiana buscava dar resposta ao mal-estar psicofísico que sofriam os veteranos da guerra do Vietnam internados no Instituto que, por causa das terríveis experiências às quais haviam passado, manifestavam forte necessidade de carinho e proteção, ou seja, de calor humano. Assim através de uma série de toques, carinhos, pressões e fricções, os especialistas conseguiam transmitir aos veteranos o bem-estar e a tranquilidade de que tinham necessidade. Surgiu daí a difusão da Massagem Californiana como uma técnica de relaxamento tanto físico quanto mental não somente àqueles veteranos, como também a todas as pessoas que sintam tais necessidades.
HISTÓRIA
A massagem californiana ou massagem de Esalen surgiu na década de 60 no Instituto residencial de Esalen, que fica na educação alternativa humanitária, contribuindo com o estudo e desenvolvendo de atividades que proporcionam a evolução pessoal do ser humano.
A ideia de criar tal centro educacional