TRABALHO CA ESCRITO
Curso de ENGENHARIA CIVIL
elton b. batista maico a. gallas
THIAGO V. PEITER weslley n. escher
APS DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
Toledo PR
2012
Introdução
No ano de 1987, a publicação “Our common future” definiu desenvolvimento sustentável, como o desenvolvimento capaz de satisfazer as necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras. A partir disso foram surgindo outras ideias seguindo esse mesmo pensamento. Em 1992, com a criação da Agenda 21, os países se comprometeram a seguir essas ideias do desenvolvimento sustentável.
Nos anos seguintes, em reuniões como a ECO 92, no Rio de Janeiro, Kyoto em 1996, Haya em 2000 e varias outras reuniões, foi obtido um avanço muito grande nessa área, com a criação de leis e incentivos, para que as construção tivessem avanços em sustentabilidade.
A sustentabilidade já deixou de ser um objetivo a ser alcançado, hoje é um caminho a ser seguido, um processo que deve estar presente em todas as obras.
A busca pelo caminha da maior sustentabilidade cabe a todos os envolvidos na elaboração e execução do ambiente edificado. As decisões devem ser resultado de uma ação orquestrada com os demais projetistas, gerenciadores, fornecedores, executores e usuários.
Um projeto sustentável deve ser ecologicamente correto, socialmente justo e economicamente viável, envolvendo com isso inúmeras variáveis.
Projeto UTFPR
O protótipo visa a implantação de dispositivos que buscam uma construção que utiliza materiais e soluções que economizam recursos naturais, reduzem a poluição e respeitam o meio ambiente com preocupações em relação à ventilação, conforto térmico, conforto visual, olfativo e acústico, além da qualidade do ar e dos ambientes.
Dispositivos utilizados no projeto
Reaproveitamento da água através de cisternas
Trincheira de infiltração
Painéis solares fotovoltaicos
Mini-turbinas eólicos
Estação compacta de tratamento de efluentes sanitários
Vidros