Trabalho Brincar
Por meio do brincar, a criança reorganiza suas experiências, estimula sua criatividade, socializa-se e desenvolve sua percepção visual e motora.
Os jogos e as brincadeiras têm a capacidade de fascinar o ser humano, em especial as crianças, uma vez que sempre recordam momentos descontraídos e de felicidade. As crianças adoram brincar e fazem isso seriamente.
Por meio dos jogos, as crianças convivem com situações espontâneas, nas quais, de maneira autônoma, pesquisam, deduzem e concluem. Esse processo acaba por se transformar em um importante elemento lúdico, capaz de transmitir valores educacionais.
O jogo pode e precisa agir na educação como um elemento que propicia atividades ativas e motivadoras para o educando, pois com ele o aluno passa a ser o ator principal da ação educativa. Ainda, não se deve deixar de ressaltar a importância do jogo como fator que conduz à socialização.
Brincar é indispensável à saúde física, emocional e intelectual da criança. É uma arte, um dom natural que, quando bem cultivado, irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto.
É indispensável que a escola de Educação Infantil e todas as pessoas que estão envolvidas nesse meio tenham consciência de que o brincar na escola não é um passatempo, é uma atividade tão importante quanto uma aula de linguagem, matemática e outras. O brincar desenvolve no ser humano, mais especificamente na criança, uma formação integral (física, social, afetiva, cognitiva, motora, sensorial, linguística).
Esse texto é voltado mais pra educação infantil nas escolas mas já ajuda