trabalho brasil imperio
O filme tem como objetivo, mostrar a trajetória de D.Pedro I(vivido pelo ator Tarcísio Meira) que, vai desde a sua infância, até tornar-se príncipe regente. E dentro desse período, ele nomeia José Bonifácio como seu ministro, mas que na verdade, o sujeito tinha mais poder do que o próprio D.Pedro l, já que ele sempre cedia às decisões que o Ministro operava.
Só que a situação se muda de roteiro quando o imperador conhece e se envolve com a Marquesa de Santos(vivida pela atriz Gloria Menezes), num romance bastante tórrido e proibido, devido ao fato de D.Pedro l ser casado com a Imperatriz Leopoldina. Mas isso não mudava o fato do imperador dar mais importância a sua amante do que a própria esposa, e até mesmo o próprio Bonifácio, o que acabou rompendo os laços e tendo uma crise muito grave, o que ocasionou o grito às margens do rio Ipiranga em sete de Setembro 1822, sendo assim, proclamada a Independência do Brasil.
O filme de certa forma busca mostrar a importância de um fato histórico muito importante para a nossa cultura, porém, houve um excesso em algumas circunstâncias, o fato de não chamarem os escravos de escravos, porque a realidade o tratamento não era tão “bonzinho” como o filme acaba relatando; o romance também, que também não era tão romântico assim.
Só que como toda forma de cultura é bastante importante e válida para o nosso conhecimento, é bastante curioso, que este filme por ter sido lançado justamente pra comemorar os 150 anos da independência do Brasil, e como era época da ditadura militar, o filme acabou se tornando como uma espécie de propaganda da ditadura (uma ideia meio contraditória, mas como a época era outra, ficou sendo desse jeito).
No entanto, foi uma grande conquista para o Brasil, ter deixado de se tornar colônia de Portugal, tendo como decisões que levaram D.Pedro l a ir à busca da independência política do país, como no filme foram mostrados.
Nome: Larissa Ribeiro Soares