Trabalho biossegurança
A enfermagem, em seu cotidiano, está exposta a inúmeros riscos. “A maioria dos profissionais de saúde não se dá conta a quantos riscos estamos expostos diariamente, em cada processo do cuidar. Somos formados para cuidar da saúde do outro e esquecemos que também devemos cuidar da nossa saúde”
Como estão classificados os riscos ocupacionais?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os riscos são agrupados em categorias: químicos, mecânicos, físicos, biológicos e ergonômicos. As precauções contra os riscos de acidentes levam em conta aspectos que vão da limpeza dos ambientes aos cuidados com agentes radioativos. E quais são os possíveis riscos biológicos nos quais a enfermagem está submetida?
Na saúde, o risco biológico é bem claro. O profissional de saúde está exposto no dia-a-dia de um centro-cirúrgico, de um laboratório, de um pronto-atendimento ou em qualquer outra área em que haja fluido e ou secreção humana. Eles estão relacionados a microorganismos, bactérias, fungos, protozoários, vírus e outros, nos materiais infecto-contagiosos, e que podem vir a causar até mesmo contágio da tuberculose, hepatite, rubéola,