trabalho bioquímica
Londrina
2012
INTRODUÇÃO No presente trabalho, será abordado um breve histórico sobre a modalidade esportiva Hidroginástica. O intuito é dê estar pontuando a importância do exercício num ambiente tão agradável como a água. O estudo irá enumerar os benefícios, as adaptações fisiológicas que ocorrem no corpo humano com a hidroginástica e o quanto o ambiente valoriza a prática exercício e propicia uma atividades física regular.
HISTÓRICO DA HIDROGINÁSTICA
Os gregos foram os precursores da hidroginástica, e entre eles estavam Heródoto (446 a.C), médico grego que escreveu um tratado sobre as águas quentes e sobre saúde; Hipócrates (460 a 375 a.C), que escreveu sobre quatro tipos de banhos: banho frio (Frigidarium); banho tépido (Tepidarium); banho executado em ambiente fechado, saturado de ar úmido e quente; banho quente (Caldarium).
Em 1898, o conceito de hidroginástica foi recomendado por Von Leyden e Goldwater. Hidroginástica implicava o uso de exercícios dentro da água, que substituiu o tratamento passivo do paciente por um profissional de saúde.
Em 1928, o médico Walter Blount descreveu o uso de um tanque de água maior do que o de um banho de turbilhão, conhecido como tanque de Hubbard. O tanque de Hubbard ajudou no desenvolvimento dos programas de exercícios em piscina.
Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos empregaram a Hidroginástica como terapia para proporcionar um bem estar físico e mental. Os alemães e os ingleses na primeira guerra mundial utilizavam a hidroginástica para socorrer os lesionados que, na água, tinham amenizadas as lesões.
No Brasil, surgiu nos anos 70, como reabilitação de lesionados. A hidroginástica é um tipo de atividade física que virou moda na década de 1980 e, desde então, vem ganhando público continuamente
Em linhas gerais, sua prática consiste de uma atividade corporal contínua em ambiente aquático. Seu