Trabalho biologia
Antes que você tenha uma relação sexual é importante que tenha certeza de que quer e esta preparado para ter um filho. Saiba que esse é um risco real que esta correndo, e filho é coisa muito séria.
Vale a pena lembrar que nenhum método contraceptivo é cem por cento eficiente.
Métodos Artificiais
Podem ser dos seguintes tipos: cirúrgicos, hormonais, mecânicos e químicos. Esses métodos são mais seguros, e alguns só devem ser feitos com orientação particular de um médico.
Camisinha:
Não deixa o pênis entrar em contato direto com a vagina. Deve ser colocada no pênis antes da penetração e retirada logo após a ejaculação (com a retração do membro, pode vazar ou sair, liberando espermatozóide. E perdendo sua eficácia). Se usada com espermicida, aumenta a segurança. Para colocar, desenrole a camisinha no pênis ereto até a base, deixando um pouco de folga na ponta (espaço que será ocupado pelos espermatozóides).
Vantagens: é o mais seguro para se proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS. Previne também contra o vírus HPV, responsável por 99% dos casos de câncer de colo do útero.
Desvantagens: se não for bem colocada, pode furar, vazar ou sair. Um homem mais velho pode ter mais dificuldade para colocar, já que corre mais facilmente o risco de perder a ereção.
Eficácia: 88% a 97%.
Custo (na farmácia): cerca de R$ 3,00, embalagem com três unidades, mas há hospitais e institutos que distribuem gratuitamente.
Camisinha Feminina:
Não deixa o pênis entrar em contato direto com a vagina. É introduzida na vagina pela própria mulher, podendo ser colocada com até 6 horas de antecedência, impedindo que o esperma entre em contato com o óvulo.
Vantagens: protege contra doenças sexualmente transmissíveis, principalmente a AIDS e o HPV.
Desvantagens: em relação à camisinha masculina, colocá-la é mais complicado. Alem disso, é mais cara.
Eficácia: seu índice de proteção é alto, ou seja, 95%.
Custo (na