trabalho biologia
2. Foi cortado em pequenas particular o morango, depois se macerou três morangos (sem as sépalas), em um saco plástico tipo "zip loc" (colocar dentro do saquinho plástico para maceração e pressionou-se entre os dedos até obter uma pasta quase homogênea, com muito cuidado para não espumar).
3. Em seguida misturou-se o morango macerado à solução de extração, adicionando cerca de 50 ml da solução de extração do DNA sobre a massa do morango, vedou o saco plástico e misturou-se levemente por cerca de 20 minutos (observe se o plástico está bem vedado).
4. Logo após guardando o solução em temperatura ambiente por 30 minutos.
5. Filtrando os produtos extraídos com o auxílio de uma peneira, colocado sobre um béquer limpo e passou a mistura para retirar os pedaços de morango.
6. Dividiu o líquido resultante em dois ou três tubos de ensaio com o auxílio do funil. Colocando apenas cerca de três dedos no fundo do tubo.
7. Despejando delicadamente sobre a solução nos tubos álcool bem gelado (deixando-o escorrer pela parede dos tubos).
8. Aguardando pouquíssimo tempo para o DNA começar a se formar, ocorrendo a separação de pectina (fase superior) e do DNA (fase intermediária). O DNA estava um pouquinho acima do extrato de morango. O material que subiu logo após a adição do álcool é a pectina.
9. Foi usado um palito de madeira para separar as moléculas de DNA. E colocado sobre o vidro relógio para melhor analisar.