Trabalho biologia
Materialmente a Terra é um sistema quase fechado; muito pouca matéria entra ou sai; as transformações sobre ou dentro dela precisam vir de combinações de matéria já existente. Energeticamente, contudo, a Terra é um sistema aberto.
Recebe energia constante do sol que precisa re-irradiar de volta para o espaço a fim de manter uma temperatura controlada. A energia flui para a terra e retorna para fora novamente. A matéria precisa fluir em ciclos.
Este trabalho tem como objetivo definir o que é ciclos biogeoquímicos e a importância dos ciclos para o meio ambiente. Será feita uma breve explanação do assunto, onde serão abordados os temas biogeoquímicos.
Os ciclos biogeoquímicos compreendem uma inter-relação entre os aspectos físicos, químicos e biológicos. No decorrer do trabalho, serão abordados alguns ciclos, entre eles: ciclo do nitrogênio, carbono. O estudo desses ciclos se torna cada vez mais importante, com, por exemplo, para avaliar o impacto ambiental que um material potencialmente perigoso, possa vir causar no meio ambiente e nos seres vivos que dependem direta ou indiretamente desse meio para garantir a sua sobrevivência. É essencial a compreensão do funcionamento dos ciclos para um melhor monitoramento da poluição; estabelecimento de técnicas de manejo, tendo em vista das necessidades sustentáveis; determinação e controle da perda de fertilizantes; uso racional de recursos hídricos e minerais; controle do aumento de CO2 na atmosfera.
CONCLUSÃO 9
Conclui-se que se denominam Ciclos Biogeoquímicos o intercâmbio de elementos que acompanha ganhos e perdas de energia, gerando um ciclo entre o meio biológico e o meio geofísico.
A existência dos ciclos confere à biosfera poder de auto-regulação ou homeostase, assegurando a vida e a perenidade