Trabalho biologia: Vitaminas
Vitaminas são moléculas orgânicas necessárias para o funcionamento de vários processos metabólicos, porem sua ingestão deve ser em pequenas quantidades em relação aos demais nutrientes. Muitas vitaminas atuam como facilitadores da ação enzimática e recebem o nome de cofatores. Não existe um alimento com todas as vitaminas nas quantidades adequadas; por isso, é preciso ter uma alimentação variada, com leite e derivados, legumes, cereais, verduras, frutas e carnes alternativos (mistura de cereal com leguminosa, ovo, etc).
Dependendo da solubilidade em água ou em lipídios, as vitaminas são classificadas em dois grupos.
Hidrossolúveis: vitaminas solúveis em água, como o ácido ascórbico (vitamina C) e as vitaminas do complexo B. Nosso corpo armazena pouco dessas vitaminas, eliminado o excesso pela urina. Por isso elas precisam ser consumadas com mais regularidade. A exemplo das lipossolúveis, o consumo exagerado de vitaminas hidrossolúveis também pode causar problemas, mas, como o excesso é eliminado pela urina, o risco é menor.
Lipossolúveis: solúveis em lipídios, como as vitaminas A, D, E, e K. Várias vitaminas estão ligadas a processos antioxidantes nas células. Por serem armazenadas no fígado, nosso corpo pode ter reservas de vitaminas lipossolúveis por um tempo prolongado, mas a ingestão excessiva dessas vitaminas pode causar problemas nesse e em outros órgãos. O gás oxigênio, usado na respiração, também gera efeitos nocivos nas células ao formar compostos que reagem com outras substâncias. Esses compostos, chamados de espécies reativas de oxigênio, atacam lipídios de membranas celulares e moléculas de DNA, entre outros. Os chamados sistemas antioxidantes, dos quais fazem parte várias enzimas e vitaminas (entre as quais a C e a E), combate os efeitos deletérios provocados pelo oxigênio. A falta de vitaminas provoca doenças conhecidas como avitaminoses. Por outro lado, a ingestão excessiva também traz