Trabalho Bilyk
Aluna: Francielle dos Santos Freitas
Análise das 5 forças de Porter
Rivalidade Entre concorrentes existentes:
Na atividade de motofrete temos como concorentes empresas do mesmo ramo, motoboy autônomos, eco bikes, taxitas, correios e transportadoras. São muitos os concorrentes tornando difícil enumera-los, na fatia de mercado de entregas rápidas percebemos uma crescente mudança entre as empresas de entregas as quais vem aprimorizando os serviços, a cada dia percebemos uma diversidade maior na concorrência, nesta área não percebo grandes investimentos em publicidade já que não existem muitas barreiras.
Poder de barganha dos fornecedores
Tenho percebido nesta área uma grande diferenciação de preços pois os ecobikes não tem custo com combustível e manutenção, podendo assim oferecer aos clientes um preço abaixo do mercado de entregas rápidas, nesta área os concorrentes variam de empresas de motofrete e correios ecobikes e transportadoras, por se tratar de uma empresa prestadora de serviços os fornecedores basicamente são concessionárias de motos, gráficas, postos de combustível, empresas de telefonia e materiais de escritório.
Ameaças de novos entrantes concorrentes
Nos ultimos anos percebemos na cidade de Curitiba um grande apelo pela sustentabilidade e apoio aos ciclista desta forma a modalide de entregas de bicicletas tem crecido muito e tornado um dos maiores concorrentes, pois devido ao baixo custo podem apresentar preço menor que ao outras modalidades de entrega. Outra grande ameaça do setor são os motobys autônomos, uma vez que não precisam pagar taxas para URBS, sindicato e Detran.
Produtos substitutos
Com a modalidade de entrega dos correios intitulado como SEDEX10 e SEDEX12, com preços baixos tem se apresentado como novo concorrente na área de entregas rápidas. As novas empresas de entregas com bicicletas também mostram-se como novos concorrentes neste mercado.
Poder de barganha dos clientes