Trabalho Bia 2
O sistema digestivo ou digestório possui uma estruturação bastante complexa e importante para o organismo. É responsável por manter o suprimento de água, nutrientes e eletrólitos no corpo, onde todos devem estar em um fluxo contínuo para o seu bom funcionamento.
É considerado como a porta de entrada de todas as substâncias nutritivas do organismo, sendo capaz de digerir todos os alimentos consumidos pelo seu trato digestivo, através das suas propriedades, processos, reações físicas (como a ação das enzimas para a quebra das moléculas) e químicas (como a mastigação e a deglutição).
Doenças do sistema digestório
Apendicite
O que é ?
A apendicite é a inflamação do apêndice - uma pequena bolsa presa ao início do intestino grosso, que, apesar de não ter utilidade significativa para o organismo, é capaz de causar dores abdominais fortíssimas quando inflama.
Causa
As causas da apendicite não são sempre claras, mas algumas situações são conhecidas por levar à inflamação no apêndice. Veja:
Obstrução por gordura ou fezes
Infecção, como a gastrointestinal causada por vírus.
Em ambos os casos, uma bactéria presente naturalmente dentro do apêndice começa a se multiplicar rapidamente, causando a inflamação e o inchaço do apêndice, que fica também cheio de pus. Se não tratada prontamente, a apendicite pode causar o rompimento do apêndice.
Sintomas
Os sintomas de apendicite variam, dependendo da idade e da posição do apêndice. Crianças e mulheres grávidas podem sentir dores em locais diferentes aos de pessoas adultas, por exemplo.
Pode ser difícil de diagnosticar em crianças menores, em idosos e em mulheres em idade reprodutiva, já que, nesses casos, ela pode ser confundida com outros problemas.
Geralmente, o primeiro sintoma é dor em volta do umbigo. A dor pode ser fraca no início, mas se torna cada vez mais aguda e grave. Você pode ter apetite reduzido, náusea, vômitos e uma febre baixa. À medida que aumenta a inflamação no apêndice, num processo