Trabalho Banco de Dados Moveis
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO
BANCO DE DADOS MÓVEIS
Curso: Engenharia de Computação
Disciplina: Tópicos Avançados em Banco de Dados
JUNHO DE 2013
1 INTRODUÇÃO
Devido aos grandes avanços nas tecnologias de hardware e rede, foi possível realizar também um grande avanço na evolução dos computadores portáteis. Estes avanços podem ser notados na comunicação sem fio, constante redução de dimensões, peso e consumo de energia de vários componentes. Apesar de seu tamanho reduzido, estes computadores portáteis possuem a capacidade de conexão sem fio, possibilitando o acesso não só a computadores fixos, mas também a outros dispositivos móveis.
2 COMPUTAÇÃO MÓVEL Considera-se computação móvel, a computação onde todos os elementos do sistema têm a propriedade de mobilidade, e estes elementos são: hardware, dados, aplicações e usuários. Com a computação móvel, o usuário tem acesso a uma infraestrutura compartilhada independente da sua localização física, permitindo assim uma comunicação flexível entre as pessoas e um acesso contínuo aos serviços de rede.
2.1 Desafios do Ambiente Móvel A computação móvel enfrenta vários desafios que têm origem em três propriedades da computação móvel: portabilidade, comunicação e mobilidade. E apesar de aparentar trazer muitos benefícios e também parecer de simples implementação, a computação móvel ainda é alvo de várias pesquisas, pois existem muitos fatores que impedem a utilização máxima dos seus recursos.
2.1.1 Portabilidade Os computadores comuns não foram projetados para serem carregados, por sua vez, os projetos de computadores portáteis levam em consideração as seguintes propriedades: pequeno, leve, durável, operacional em uma variedade de condições e requer o mínimo de consumo de energia. Dificuldades impostas pela portabilidade em um projeto de dispositivo móvel:
Energia – A bateria, que é o componente mais pesado de um dispositivo móvel enfrenta problemas como