Trabalho Azul
O principal foco da estratégia do oceano azul é modificar as fronteiras do mercado para se diferenciar da concorrência e criar novos horizontes nos oceanos azuis. Muitas empresas correm esse risco quando optam por fazer parte dos oceanos azuis, pois encontram desafios, onde as mesmas têm que alcançar o sucesso e fazer com seu negocio atraia os olhares dos consumidores, se diferenciando de seus concorrentes.
Existem padrões básicos para a criação dos acenos azuis, esse modelo é chamado de modelo das seis fronteiras, que são:
1º Definem seu setor de atuação de maneira semelhante aos demais concorrentes e empenha-se em ser o melhor nesse contexto.
2º Analisam seu setor sob a ótica de grupos estratégicos de ampla aceitação (como automóveis de luxo, carros populares, veículos da família) e se esforçam para sobressair no respectivo grupo estratégico.
3º Focam no mesmo grupo de adquirentes, seja o de compradores, seja usuários finais.
4º Definem de maneira semelhante o escopo dos produtos e serviços oferecidos pelo seu setor.
5º Aceitam os apelos funcionais e emocionais do setor.
6º Na formulação da estratégia, concentram-se no mesmo ponto no tempo e geralmente nas atuais ameaças competitivas.
Primeira Fronteira: Examine os Setores Alternativos
Quando os produtos e serviços são praticamente iguais e com os mesmo objetivos, a substituição é facilmente alcançada. Porém quando os produtos e serviços assumem formas basicamente diferente e tem funções diferentes mas mesmo assim seus objetivos são os mesmos, a sua capacidade de se manter e criar um vasto crescimento no seu meio de negócio é bem maior.
A questão é se a empresa está em um mercado onde há vários outras parecidas, ela precisa entender qual é item diferencial, onde seus clientes a reconheceriam e enxergariam seu destaque no mercado.
Segunda Fronteira: Examine os Grupos Estratégicos Dentro dos Setores
Nos oceanos azuis é possível analisar o