Trabalho Aval Psico Leticia
AVALIAÇÕES PSICOLÓGICAS
PSICOLOGIA NOITE – 4o PERÍODO B
GRUPO: CARINA BRUNA, ISA BARROS, LEONARDO QUEIROZ, LETÍCIA DA MATTA, ROGÉRIA GOMES, PAULA BEATRIZ
Introdução
A ansiedade é um sentimento que gera desconforto e tensão, causado por uma antecipação de perigo, algo estranho ou desconhecido. Pode ser definida também como uma sensação de aperto no peito, falta de ar e fraqueza. Além disso, o sentimento de ansiedade pode gerar outras reações nos indivíduos, como: alterações nos batimentos cardíacos e na respiração, tremores, aumento da sudorese, náuseas e vômito. Para que a ansiedade seja considerada como um transtorno, esses sintomas devem ser primários, ou seja, não podem ser derivados de outras questões psiquiátricas como depressões ou psicoses. Em um quadro ansioso típico, os sintomas devem ser primários e aparecer com freqüência e intensidade, interferindo na qualidade de vida e no funcionamento da vida do indivíduo. (GONCALVES; HELDT 2009)
O transtorno de ansiedade está classificado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR) e pode ser agrupado em: Transtorno de ansiedade de Separação (TAS), Transtorno do Pânico (TP), Transtorno de ansiedade social ou fobia social (FS), Transtorno de ansiedade generalizada (TAG), Fobia Específica (FE), Transtorno de Stress Pós-traumático (TEPT) e Transtorno obssessivo-compulsivo (TOC). Nesse trabalho trabalharemos com o conceito do Transtorno de ansiedade generalizada TAG e Fobia Social (FS).
Transtorno de Ansiedade Generalizada
O Transtorno de Ansiedade Generalizada pode ser caracterizado como um sentimento de preocupações excessivas e incontroláveis sobre diferentes aspectos da vida. Apesar das preocupações serem manifestações comuns de ansiedade e fazerem parte da experiência humana, pacientes diagnosticados com TAG apresentam uma intensificação e permanência desse estado ansioso sem que haja uma interrupção desse processo (VIANA; CAMPOS;