Trabalho AV1 Psicologia Hospitalar
1. O que é e qual a importância da Psicologia Hospitalar?
Discorra sobre o tema.
A psicologia hospitalar é uma área aplicada do saber psicológico, voltada para o ambiente hospitalar e suas problemáticas, no que diz respeito à interação da intersubjetividade entre profissionais de saúde, família e pacientes, sendo esse último o foco principal do trabalho.
A importância do psicólogo no ambiente hospitalar é o resgate da humanização no atendimento, através da quebra do paradigma biomédico e, na implantação do paradigma holístico de saúde, que considera o sujeito como sendo uma unidade integral.
Sabemos que fora de seu ambiente natural, o paciente está frágil e sem autonomia. Por essa razão o psicólogo hospitalar dá suporte psicológico para que este aceite, supere e contribua no restabelecimento de sua saúde.
2. Quais as atribuições pessoais e técnicas para o trabalho do psicólogo hospitalar?
Sensibilidade acolhedora e visão abrangente de todo o processo que envolve o paciente. Precisa também ter consciência de suas atribuições, para não ficar além e nem aquém de sua missão. Também é necessário coragem para enfrentar oposição, quando precisar confrontar a equipe em favor de um paciente.
Características técnicas:
Bom embasamento teórico e prático em Terapia Breve e Focal. Dominar diversas técnicas e saber utiliza-la na hora e com a pessoa certa.
Ter boa escuta.
Conhecer e saber aplicar as diversas estratégias de enfrentamento da doença.
Ter bom conhecimento em Tanatologia, para ajudar a família e, quando necessário, a equipe.
Precisa conhecer farmacologia.
Conhecimento sobre a doença específica do paciente, bem como seu quadro clínico, a fim de ajuda-lo a lidar com a doença.
3. Como o psicólogo hospitalar pode ser o mediador entre o paciente, a equipe e a família?
Discorra sobre cada um destes segmentos.
Mediador entre paciente e equipe.
Precisa perceber quando o paciente tem resistências para com a equipe ou parte dela, uma vez que