TRABALHO AUDITORIA
Rio de janeiro 19 de junho de 2015
Professor Wilson rocha
Nome: Lucas De Almeida Pereira
Matricula: 2012.0237630-4
Trabalho de Auditoria
Introdução
1.1 Diferença entre auditoria contábil e operacional
A auditoria operacional é focada na eficiência, na efetividade e no custo-beneficio dos programas e atividades governamentais, com o objetivo principal de melhorar a gestão pública. A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
1.2 Auditoria externa
A auditoria externa das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.
1.3 Auditoria interna
A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
1.4 Auditoria operacional
A Auditoria Operacional é uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e análise da produtividade e a rentabilidade das empresas; custos das operações, do equilíbrio e do crescimento estrutural e patrimonial da empresa, incluindo a situação financeira e a viabilidade econômico financeira dos projetos de ampliação dos negócios. Objetivos e Finalidades da Auditoria Operacional