TRABALHO ATPS - Fundamentos Históricos e Teórico-
SERVIÇO SOCIAL – Fundamentos Históricos e Teóricos - Metodológicos do Serviço Social I
Relatório:
Reflexões sobre os Fundamentos
Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social.
Acadêmicas:
Carem Conceição da Silva Fortunato –
Maria Eliete Pinheiro Simões –
Nislene Rosa Dutra –
Tutor a distância: TABHITA MOLINA
Porto Alegre, 17 de Setembro de 2012.
Tempos Modernos
O filme Tempos Modernos (Modern Times), EUA, 1936. Direção: Charles Chaplin relata a industrialização, acrescida com grande produtividade em massa, visando o lucro da classe dominante, sem levar em conta os direitos dos trabalhadores, fazendo com que os mesmos reproduzissem igual às máquinas que eles operavam. O trabalho era realizado de forma setorial, isto é cada trabalhador realizava sua parte e não um todo, esse trabalho dava se de uma forma repetitiva e ininterrupta, o que ocasionava ao trabalhador uma grande estafa, um desgaste físico, mental e motor. Embora não existissem as leis trabalhistas que garantissem os direitos básicos para os trabalhadores, o empregador não se sentia obrigado a respeitar as necessidades básicas dos seus empregados como hora do almoço, pois os mesmos não tinham tempo e nem condições, suas refeições eram feitas no mesmo local de trabalho, junto aos maquinários que eles próprios operavam, também não havia nenhuma preocupação quanto à ida ao banheiro e o descanso.
O trabalhador quando adoecia era retirado e substituído imediatamente. Podemos observar o início dos movimentos Sociais e Sindicais, a intervenção por parte da polícia a continuidade da tutela por parte da igreja e a do estado (classe dominante).
O filme retrata também, outra questão social, a dissolução familiar, quando vai a óbito o genitor, o estado fica responsável em encaminhar os órfãos aos orfanatos. Os necessitados ficavam a margem da sociedade, pois não existia naquela época um olhar humanitário e nenhuma ação social específica. Atualmente o sonho