Trabalho Atitude E Preconceito
Atitudes se formam durante nosso processo de socialização – processos de aprendizagem(reforço, modelagem), conseqüências de características individuais de personalidade ou de determinantes sociais e ainda decorrentes de processos cognitivos (busca de equilíbrio ou consonância).
ATITUDE SOCIAL_ organização duradoura de crenças e cognições em geral, dotada de carga afetiva pró ou contra um objeto social definido, que pré dispõe a uma ação coerente com as cognições e afetos relativos a este objeto.
3 componentes- cognito, afetivo e comportamental
COMPONENTE COGNITIVO- para que se tenha uma atitude em relação a um objeto é necessário que se tenha alguma representação cognitiva desse pensamento, para que se possa ter uma afetação pró ou contra um objeto social.
Ex- pessoas que não gostam de índios por ex, tendem a ter idéias associadas a selvageria, ignorância, bestialidade.
COMPONENTE COMPORTAMENTAL- as atitudes sociais criam um estado de predisposição à ação, que quando combinado a uma situação específica desencadeante, resulta em um comportamento.
MUDANÇA NO COMPONENTE COGNITIVO: PODEM MUDAR O COMPORTAMENTO DAS PESSOAS; exemplo típico é um sujeito preconceituoso racialmente e que por circunstância passa a conviver com pessoas negras, e passa a perceber que suas crenças iniciais eram incorretas, ocorrendo uma reestruturação cognitiva.
MUDANÇA NO COMPONENTE AFETIVO: POR EX- por algum motivo passamos a gostar de uma pessoa de quem não gostávamos antes, tudo aquilo que era considerado defeito ou negativo passa a ser percebido de modo diferente e pode se tornar em uma nova crençMUDANÇAS NO COMPONENTE COMPORTAMENTAL- a prescrição de um comportamento que não era desejado pela pessoa pode resultar em uma reestruturação cognitiva e afetiva, por ex, filho que precisa ir a um colégio escolhido pelos pais, pode não gostar da indicação, mas com a vivência real pode vir a se tornar algo