Trabalho Assistencia
DISCIPLINA: ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
FARMACOEPIDEMIOLOGIA
Marília Sabóia
MARÇO/2014
FORTALEZA, CE
Marília Sabóia
FARMACOEPIDEMIOLOGIA
Trabalho referente à disciplina Assistência Farmacêutica.
MARÇO/ 2014
FORTALEZA
1. O que é reação adversa a medicamento e qual a sua importância na área da saúde?
As reações adversas a medicamentos constituem um problema importante na prática do profissional da área da saúde. Sabe-se que essas reações são causas significativas de hospitalização, de aumento de tempo de permanência hospitalar e, ate mesmo, de óbito. Além disso, elas afetam negativamente a qualidade de vida do paciente, influenciam na perda de confiança do pacienre oara com o médico, aumentam os custos, podendo também atrasar os tratamentos, uma vez que podem assemelhar-se a enfermidades. A Organização Mundial da Saúde tem definido reação adversa a medicamento como “Qualquer efeito prejudicial ou indesejável, nao intencional, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnostico e o tratamento de uma enfermidade”.
2. Diferencie: Reação adversa a medicamento, evento adverso, reação alérgica, tolerância e efeito colateral.
Reação adversa a medicamento: qualquer efeito prejudicial ou indesejável, nao intencionl, que aparece após a administração de um medicamento em doses normalmente utilizadas no homem para a profilaxia, o diagnostico e o tratamento de uma enfermidade
Evento adverso: uma injuria sofrida pelo paciente resultante de erros no uso de medicamentos e que resultam em falha terapêutica.
Reação alérgica: sensibilização previa do individuo e a mediação de algum mecanismo imunitário. Trata-se de reação de intensidade claramente nao relacionada com a dose administrada. As principais características incluem erupções urticariformes, edema dos tecidos moles, broncoconstrição e hipotensão.
Tolerância: é fenômeno