TRABALHO AS ESQUA ES
ASSUNTO: AS ESQUAÇÕES DE MAXWELL
MANAUS 17 DE MARÇO DE 2015
ESCOLA ESTADUAL MARIA MADALENA SANTANA DE LIMA
ALUNA: SAMARA DOS SANTOS VIDEIRA
ALUNA: EDLELZA DA COSTA DOURADO
TURMA: 3° ANO 03 TURNO: NOTURNO
ASSUNTO: AS ESQUAÇÕES DE MAXWELL
MANAUS 04 DE MARÇO DE 2015
INTRODUÇÃO
AS EQUAÇÕES DE MAXWELL SÃO UM GRUPO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS QUE, JUNTAMENTENTE COM A LEI DA FORÇA DE LORENTZ, COMPÕE A BASE DO ELETROMAGNETISMO CLÁSSICO NO QUAL ESTÁ EMBEBIDO TODA A ÓPTICA CLÁSSICA. AS EQUAÇÕES DE MAXWELL PODEM SER DIVIDIDAS EM DUAS GRANDES VARIACÕES. O GRUPO “MICROSCÓPICO” E O “ MACROSCÓPICO”
AS EQUAÇÕES DE MAXWELL
Baseando-se nos estudos de Michael Faraday, Maxwell unificou, em 1864, todos os fenômenos elétricos e magnéticos observáveis em um trabalho que estabeleceu conexões entre as várias teorias da época, derivando uma das mais elegantes teorias já formuladas.
Maxwell demonstrou, com essa nova teoria, que todos os fenômenos elétricos e magnéticos poderiam ser descritos em apenas quatro equações, conhecidas atualmente como Equações de Maxwell.
Essas são as equações básicas para o eletromagnetismo, assim como a lei da gravitação universal e as três leis de Newton são fundamentais para a Mecânica Clássica.
Não serão apresentadas nesse artigo as deduções matemáticas das equações de Maxwell, uma vez que essas necessitam do conhecimento do Cálculo Diferencial e Integral, que somente é estudado na íntegra em cursos superiores.
As equações de Maxwell para o eletromagnetismo constam da unificação entre as Leis de Gauss, para a eletricidade e para o magnetismo, a Lei de Ampère generalizada e a Lei de Faraday para a Indução eletromagnética.
Segue então as equações de Maxwell:
1) Lei de Gauss para a eletricidade:
Essa é a primeira das quatro equações de Maxwell, proposta originalmente pelo matemático alemão Carl Friedrich Gauss (1777-1855), é o