Trabalho Artur Mestrado
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIA
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
MESTRADO EM GEOGRAFIA/FUNDAMENTOS TEÓRICO E CONCEITUAIS DA GEOGRAFIA
PROF° DR. ARTUR ROSA FILHO
RESENHA: CAP. 01 LIVRO: VIVER NO LIMITE: TERRITÓRIO E MULTI/ TRANSTERRITORIALIDADE EM TEMPOS DE IN-SEGURANÇA E CONTENÇÃO DE ROGÉRIO HAESBAERT
FRANCISCO MONTEIRO DE SOUSA FILHO
BOA VISTA-RR
2015
Por uma constelação geográfica de conceitos
O texto de Rogério Haesbaert apresentado objetiva discutir a relevância dos conceitos ligados a análise espacial e elaborar uma proposta preliminar de ‘’constelação de conceitos’’ em geografia tomando como base para a construção de tais conceitos no âmbito mais estrito a filosofia.
O autor inicia o debate pela problematizarão do conceito ou categoria central da geografia, o espaço, por meio de uma proposta de ‘’ constelação’’ construída a partir da realidade geográfica latina americana.
A categoria segundo senso comum significa um conjunto de espécies do mesmo gênero, mas a origem do debate encontra em Aristóteles (filosofia) este que identifica o espaço como lugar, e este é considerado ‘’ o limite adjacente do corpo que a contém, considerando que este corpo não esteja em movimento fato que para o autor estabelece uma interpretação problemática de espaço/lugar imersa no imóvel. Assim o texto segue a discussão de categoria na Idade Média e na visão de filósofos como Kant onde o tema ganha uma grande amplitude, mais o tema é abordado como categoria de análise, levando em consideração o conceito mais amplo ou geral.
Assim, na geografia pode se propor o espaço como categoria, conceito mais geral, e que se impõe frente aos demais conceitos – região, território, lugar e paisagem compondo assim a ‘’constelação’’ ou ‘’família’’
O espaço em seu sentido mais amplo tem pelo me os duas grandes formas de abordagem: enquanto espaço absoluto, ou seja,