Trabalho artigo Clima 3º PERÍODO ESTÁCIO DE SÁ
A gestão do clima organizacional é uma tarefa importante e que deve estar presente em todas as empresas, mas nem todas as empresas veem o clima como algo importante. A responsabilidade de monitorar o clima, muitas vezes, não é apenas do setor de recursos humanos, mas também de outros setores e pessoas que executam os papéis de liderança dentro dessa organização.
Existem alguns métodos que podem ser base para gerenciar o clima de maneira eficiente. Um deles é o PCO (Pesquisa de Clima Organizacional); no entanto, é preciso que a pesquisa seja bem estruturada e organizada e que a comunicação seja de forma objetiva e motivadora para que haja participação dos colaboradores. Levando em conta também a rotina das empresas, o clima pode ser avaliado no decorrer do dia a dia, resolvendo os conflitos que podem ocorrer e promover o diálogo entre chefes e subordinados.
Com a pesquisa de clima organizacional, sendo bem aplicada, torna-se possível saber a opinião dos funcionários sobre a empresa e as pessoas que ali trabalham, se estão satisfeitas, motivadas, se o ambiente de trabalho está agradável, enfim, mensurar vários fatores do contexto e do ambiente da empresa.
Portanto, pensar em clima organizacional vai muito além de uma simples modificação; compromete a vida da empresa, requer observar os fatores internos e externos que possam mudar o andamento da organização. Cada organização tem sua própria cultura assim como seus colaboradores também possuem características ligadas a esta organização, baseando-se no entendimento da atração pelo perfil da cada empresa. Se todos os líderes dos setores adotarem uma postura de comprometimento na monitoração do clima e usarem-no em uma única direção, os resultados propostos por essa ferramenta serão mais