Trabalho Arquitetura e Urbanismo - Bairro Barro Preto - BH
ESTUDO DO BAIRRO BARRO PRETO
PROFESSOR: Flávio Fabrino Negrão Azevedo
GRUPO: Alisson Damasco da Silva
Clara
Fernanda Monteiro
Pedro
Felipe
Belo Horizonte, Março/2013
SUMÁRIO
ETAPA 1 3
ETAPA 1
Histórico
Belo Horizonte foi inaugurada em 12 de Dezembro de 1897 e teve uma característica especial: é uma cidade que não surgiu de ocupação espontânea de um espaço por um grupo de pessoas. Foi projetada para existir de uma determinada maneira e ser construída segundo um traçado.
A cidade não surgiu de uma só vez. A Belo Horizonte que conhecemos hoje tem muito pouco a ver com aquela que foi projetada e construída há mais de 110 anos.
Pelo projeto original, Belo Horizonte possuía seções urbanas e suburbanas, depois vieram às colônias agrícolas, outra forma de ocupar a cidade pensada pelo governo, que deveriam ficar nas seções suburbanas. A partir da ocupação dessas colônias e seções pela população, surgiram, então, os bairros que conhecemos hoje. Muitos desses ainda possuem, como nome oficial, o nome da colônia ou da seção urbana de origem.
Os nomes oficiais, para alguns bairros, são os que foram dados no projeto original da cidade: 8ª Seção Urbana, 1ª Seção Suburbana... Para outros, que surgiram depois do planejamento inicial, o nome oficial é o da época da aprovação do loteamento do bairro: Belvedere, São Bento etc. Para outros, ainda, o nome oficial foi dado por lei, depois que aquela região já estava ocupada, como é o caso do bairro São Pedro, Barro Preto, etc..
Os nomes populares são aqueles pelos quais conhecemos nossos bairros. Sua origem está ligada a alguma característica física ou cultural do lugar. Pode vir de uma igreja ou de um santo de devoção, de uma fazenda, de um estabelecimento, do nome de um antigo morador. Ou seja, esse é o nome que tem a “cara” do bairro: Carmo, Mangabeiras, Cruzeiro, Santo Agostinho, Savassi... Nos diversos usos que a cidade