Trabalho Arquitetura Egito Antigo
3.200-30 a.C.
Os egípcios não tinham guindastes nem roldanas. Todos os seus monumentos foram erguidos com a ajuda de rampas de cascalho e areia. Os grupos de homens arrastavam blocos de pedra pelas rampas acima. Por vezes, colocavam-se rolos por baixos dos blocos para que se movessem mais facilmente. Os blocos eram dispostos em uma camada de cada vez.
Mastabas
- Mastabas eram os túmulos dos faraós das duas primeiras dinastias.
- Segundo a religião egípcia, a vida física era temporária, mas a espiritual era eterna. E assim os monumentos à eternidade deveriam ser duradouros.
Pirâmides
- As pirâmides são túmulos da realeza da 3ª dinastia (2780-2680 a.C.) e foi aperfeiçoada na 4ª dinastia (2134-1786 a. C.). O interior é decorado com escritos religiosos. Acreditava-se que essas estruturas deixavam o faraó mais próximo do Deus Rá.
As pirâmides de Gizé são as maiores e as mais bem construídas de todas as pirâmides. Foram utilizados enormes blocos de pedras em toda a parte. O revestimento exterior era feito de blocos do mais fino calcário branco. Posteriormente, as pirâmides tornaram-se mais pequenas e algumas delas tinham pequenos blocos de pedra e cascalho no interior, enquanto outras apenas tinham tijolos de barro.
Túmulos cavados na rocha
- No Médio Império (2134-1786 a.C.) os túmulos particulares passaram de Mastabas a câmaras cavadas em morros ao longo do rio Nilo. A decoração colorida representava temas da vida cotidiana, rituais sagrados, mitos dos deuses e, em muitos casos, imagens do próprio funeral.
Templos
- Os templos eram considerados a morada dos deuses, eles explicavam o poder do faraó e sua relação com os deuses, exibindo em seus espaços públicos imagens de vitorias do rei de sua devoção. Os templos tinham sempre os mesmos elementos básicos: saguão, pátio, santuário e nicho.
Esfinge
- Construída junto à pirâmide de Quéfren, a esfinge foi esculpida em pedra maciça. Exemplos mais antigos do gênero, um leão com cabeça de faraó,